Os japoneses populares estão chegando: Nissan March x Toyota Etios

Os japoneses populares estão chegando: Nissan March x Toyota Etios

Atentas ao crescimento dos BRICs nos últimos anos, as montadoras japonesas estão preparando modelos de baixo custo, específicos para esses mercados emergentes.

No Brasil, a Nissan deve lançar ainda este ano o compacto March. Serão duas opções de motorização: 1.0 16v nas versões de entrada, e 1.6 16v nas versões mais equipadas. São motores de origem Renault, já conhecidos no Brasil por equiparem os modelos Clio, Sandero e Logan, e contarão com a tecnologia flex.

O March é um modelo global da Nissan, já comercializado em mais de 160 países.

Quem também está buscando uma fatia no segmento de entrada no Brasil é a Toyota. Enquanto a Nissan optou por produzir no México, a Toyota levanta uma nova fábrica em Sorocaba/SP, com capacidade de 70 mil veículos/ano. Esta nova unidade irá produzir o compacto Etios nas versões hatch e sedan.

O Etios hatch foi lançado esta semana na India, com a opção de motor 1.2 16v de 80cv. No Brasil ainda não estão confirmadas as opções de motorização.

A previsão é de que a fábrica começe a operar no segundo semestre de 2012 e abasteça o Brasil e outros países do Mercosul.

Nissan March e Toyota Etios irão concorrer com veículos tradicionais no mercado, como VW Gol, Fiat Palio, Ford Ka, além dos chineses, e coreanos (Hyundai também está construindo uma fábrica em Piracicaba).

Com seus modelos populares, a Nissan espera conquistar 5% de participação no mercado e a Toyota espera ultrapassar os 10% até 2014.

Abaixo a ficha técnica dois dois modelos:

Nissan March Toyota Etios
Motor 1.0 16v 77cv flex / 1.6 16v 106cv flex N/D
Comprimento 3,78m 3,77m
Largura 1,66m 1,69m
Entreeixos 2,45m 2,46m
Altura 1,53m 1,49m
Peso 945kg 890kg
Portamalas 256l 251l

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é mesmo uma pessoa? * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.