Entenda o sistema de emplacamento de carros no Brasil

Entenda o sistema de emplacamento de carros no Brasil

Você já prestou atenção na placa dos veículos que circulam pelas nossas ruas? Sabia que as letras tem um significado?

Placa de carro no Brasil

O padrão atual se chama Renavam e passou a ser aplicado a partir de 1990. As placas são caracterizadas por TRÊS letras e QUATRO números, sendo que a sequência de três letras representa o estado em que o veículo recebeu o emplacamento. Para cada sequência estão disponíveis números no intervalo de 0001 a 9999.

Descubra o local de emplacamento de um veículo (Informe apenas as letras):

É comum encontrar placas com cidades e combinações diferentes do padrão do Renavan. Isso pode ocorrer por dois motivos:

O primeiro, é que o proprietário pode escolher as letras e números da placa do seu carro. Assim o seu Antônio Carlos Pereira, de São Paulo, pode escolher a sequencia ACP, que pertence ao estado do Paraná. Ou ainda, um gaúcho proprietário de um Honda Fit, pode escolher a sequência FIT, que pertence ao estado de São Paulo.
Porém existem algumas restrições. Em São Paulo por exemplo, não são permitidas sequencias “polêmicas”, como CUS, CKH e GAY.

bmw-328i

Outra hipótese é de veículos adquiridos e emplacados em um estado, serem vendido para um segundo proprietário de outro estado. Assim um veículo originalmente licenciado em “Curitiba, PR”, com a combinação AAB, pode estar circulando com uma tarjeta de “Florianópolis, SC”, onde mora o novo dono.

As cores das placas também tem significados diferentes, de acordo com a classificação de uso do veículo:

As placas possuem cores diferentes de acordo com o tipo de uso para que o veículo está registrado:
Outras cores utilizadas no moderno emplacamento veicular brasileiro, além da “preto sobre fundo cinza”.

  • Preto sobre fundo Cinza: privados
  • Branco sobre fundo Preto : coleção
  • Branco sobre fundo Vermelho: transportes públicos e veículos de aluguel (ônibus, táxis, caminhões que prestam serviços a terceiros, ou seja; frete)
  • Vermelho sobre fundo Branco: auto-escolas
  • Preto sobre fundo Branco: uso oficial (Governos, Polícias, Corpos de Bombeiros etc.)
  • Cinza sobre fundo Preto: automóveis de colecionadores (com mais de trinta anos e em excelente estado de conservação e originalidade)
  • Branco sobre fundo Verde: experiência, os carros que estão em reparo nas concessionárias ou oficinas e que precisam ser testados na rua levam a placa verde. Fabricante, carros das montadoras que ainda estão em fase de testes para ver seu desempenho
  • Branco sobre fundo Azul com ADM (Administrativo), CC (Corpo Consular), CD (Corpo Diplomático), CMD (Chefe de Missão Diplomática, exclusiva do Embaixador), OI (Organismo Internacional) no local do estado: uso diplomático-consular (no formato “JGM 1234” ou no “LVM 1234”).
  • Dourado sobre fundo Preto, em bronze: utilizadas em carros oficiais de governadores, prefeitos, presidente da Assembleia Legislativa, presidentes de Câmaras, presidente de Tribunais Estaduais ou federais e outros. O fundo é preto e os caracteres alfanuméricos dourados. As placas possuem o Brasão da República Federativa do Brasil, do Estado ou do Município coloridos, alinhados à esquerda na placa.
  • Dourado sobre fundo Verde e Amarelo, em bronze: carros oficiais utilizados somente pela Presidência da República, pela Vice-Presidência dela, pelos presidentes do Senado, pelos da Câmara, pelos ministros, pela Advocacia Geral dela e pela Procuradoria Geral dela. A placa possui o Brasão da República Federativa do Brasil, colorido, alinhado à esquerda na placa.

Fonte: Wikipedia


Deixe uma resposta