Saiba escolher o pneu certo para cada tipo de carro

Saiba escolher o pneu certo para cada tipo de carro

Você sabia que para cada tipo de carro existe um pneu correto? Para a segurança dos veículos, os pneus precisam estar sempre em boas condições de uso e devem ser utilizados de forma correta. Descubra como equipar cada carro com o tipo certo de pneu e a melhor maneira de garantir maior durabilidade.
Os principais modelos de pneu existentes no mercado são: Adventure, de passeio e os de alta performance.

  • Adventure

Esse tipo de pneu é especialmente desenhado para veículos que rodam em solos instáveis, como terra, lama, areia e pedregulhos. São indicados para motoristas que praticam a direção “off-road” e que possuem veículos preparados para isso. Com gomos mais espaçados e expostos, a capacidade de tração é aumentada em solos irregulares.

Pneus adventure

  • De passeio

É o tipo de pneu mais utilizado pelas fabricantes, pois obedecem às necessidades mais comuns, como durabilidade, baixo nível de ruído e conforto. É o pneu mais utilizado em carros para viajar, usar na cidade e na estrada asfaltada. Para carros um pouco maiores, recomenda-se pneus com maior índice de carga e segurança em ala velocidade, como os pneus Bridgestone Turanza, que equipam, por exemplo, o Honda Civic. Atente-se às condições especificadas do seu pneu. Elas vêm escritas na banda de rodagem.

Pneu de passeio

  • Alta performance

Esse é o pneu indicado para veículos esportivos, pois possui maior aderência à pista. Para atingir esse efeito, os pneus são desenhados com bandas assimétricas, que aumentam o contato com o solo. Segundo especialistas, o mesmo desenho garante a segurança para rodar em alta velocidade em pistas molhadas, pois os sulcos são geralmente curvos, para escoar a água para fora.

Pneus de alta performance

Além de usar o modelo correto, é importante que o motorista faça a manutenção e a revisão periodicamente. A recomendação é que os cuidados sejam feitos pelo menos a cada seis meses. A calibragem deve ser feita a cada abastecimento, ou no máximo a cada 15 dias. Isso garante que o pneu não se desgaste de forma mais rápida, além de ajudar na economia de combustível. Verifique a pressão correta indicada pela fabricante do seu veículo no manual do proprietário.
Durante a revisão, o motorista deve verificar a condição e fazer o rodízio dos pneus a cada alinhamento e balanceamento do carro. Recomenda-se essa manutenção a cada 10 mil quilômetros rodados. O rodízio, que é a troca dos modelos traseiros pelos dianteiros, garante o equilíbrio dos desgastes.
Já a troca deve ser realizada quando a cabeça do palito, que é o indicador entre os sulcos, não estiver mais coberto pelas bandas do pneu. Os modelos novos costumam durar entre 20 e 40 mil quilômetros.
Para evitar o desgaste prematuro, evite trafegar com sobrecarga de peso no veículo. Os pneus e a suspensão são os principais equipamentos danificados com essa ação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é mesmo uma pessoa? * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.