Como aumentar a performance do carro

Como aumentar a performance do carro

VW Up! Turbo

Para alguns motoristas, quando um carro sai de fábrica ele ainda não está pronto para conseguir o melhor desempenho possível. Seja na hora de realizar uma ultrapassagem ou mesmo quando encontra uma ladeira, os donos de carros tidos como fracos, principalmente com motor 1.0, acabam pensando em fazer modificações no veículo para melhorar a performance.
As mudanças podem não ser uma má ideia – desde que sejam levados em consideração os limites da lei e as normas de segurança. Veja algumas dicas de como mexer no seu carro e deixá-lo ainda melhor. Mas atenção: algumas destas modificações podem fazer expirar a garantia do veículo.
1 – Rodas e pneus
Neste item, é preciso tomar cuidado. Rodas muito grandes podem servir apenas para deixar o carro mais pesado e tornar a direção mais lenta. Pneus muito largos, da mesma forma, podem roubar aceleração e não avisar o motorista quando estão no limite. Na hora de trocar, portanto, veja qual a medida máxima oferecida para o modelo e sempre mantenha os pneus calibrados. Procure usar o pneu certo para o seu tipo de veículo: SUV, off road, passeio, etc. Se você busca pneus de alta performance, a linha de pneus Bridgestone para alta performance pode ser uma opção.
2 – Compressores
Instalar um compressor no motor de um carro normal faz com que ele se comporte como se fosse maior e mais poderoso. Se a instalação for feita corretamente, quase 50% mais HP será produzido, gerando mais energia. O Compressor vai pressurizar a entrada de ar acima da pressão atmosférica. Se mais ar entrar no motor e se misturar com mais combustível, isso aumentará sua potência, criando uma maior combustão.
3 – Altura da suspensão
Quando saem de fábrica, os carros têm a calibragem de suspensão adequada à proposta do modelo. Mas, com carros de passeio, em geral, esse ajuste é feito de forma fixa e genérica. Isso não impede o proprietário de equipar o carro com amortecedores com carga maior e molas mais rígidas, para aprimorar o desempenho. A redução da altura na medida certa reduz o centro de gravidade e gera ganhos significativos na performance do veículo.
4 – Redução de peso
Livre-se de tudo que for supérfluo: tapetes, revestimento térmico e acústico, caixa de subwoofer, alto-falantes (e seus imãs pesadíssimos) e caixa de ferramentas auxiliares, por exemplo. Lembre-se que estepe e suas ferramentas são de porte obrigatório. Reduzindo 100 kg, você pode aumentar o equivalente a 10 cv na potência.


Deixe uma resposta