Salão do Automóvel: o impacto das ciclovias

Salão do Automóvel: o impacto das ciclovias

As novas ciclovias que estão sendo implementas em todo o país estão impactando bastante a vida da população. Com o auxílio de uma comitiva de Amsterdam, cidade com com mais de 500 quilômetros de ciclovias, a Prefeitura de São Paulo está mudando radicalmente o cotidiano nas ruas da cidade, fazendo com que os carros tenham que aprender a conviver e compartilhar cada vez mais as vias com as bikes, presentes nas ruas com os mais diferentes modelos de bicicletas.

As grandes montadoras de carros entenderam o recado e, no Salão do Automóvel de São Paulo, entre os dias 30 de outubro de 8 de novembro, o que foi visto foi uma tremenda harmonia entre os dois meios de transporte.

A General Motors (GM) inovou e surpreendeu os visitantes, ao provar que as bikes têm tudo a ver com os motores potentes. Para isso, lançou no evento junto a novos modelos de carros duas linhas de bicicletas. Uma delas é mais urbana, perfeita para quem deseja aproveitar as novas ciclovias em dias de rodízio com magrelas leves e dobráveis. A outra é uma no estilo Mountain Bike, para quem quer sair com o carro pela estrada e pegar a bike para trilhas radicais.

Nenhum dos dois modelos tem valor definido, mas a montadora acredita em seu sucesso no mercado nacional. A primeira experiência da GM com as bicicletas foi lançando uma edição limitada do modelo tracker, que vinha com a bicicleta como acessório. O sucesso surpreendeu os engenheiros do projeto, pois em poucos dias já estavam esgotadas todas as unidades.

No stand da Volkswagen, modelos novos e antigos de carros vinham com bicicletas como acessório opcional. Nos aros 26” e 29”, as bicicletas foram apresentadas em modelos leves e feitas em aço, além de apresentarem freios a disco, inspirados nos carros da marca. No stand da montadora, a principal atração interativa era testar uma das bikes que vem com os carros, e quem alcançava uma velocidade média pré definida disparava uma câmera e levava para casa uma foto.

A Ford não ficou para trás, e trouxe uma bicicleta conceito projetada por engenheiros brasileiros da Bahia. O conceito inovador é uma bike elétrica, que caiu no gosto dos visitantes do Salão e roubou olhares no Stand da montadora. Uma das atividades proporcionadas pela Ford era um circuito onde o visitante pedalava a bike elétrica, podendo vivenciar e aprender como é o funcionamento de um motor elétrico tradicional.

Esta edição do Salão do Automóvel 2014, comprovou que as bicicletas e os carros podem ter uma convivência não apenas harmoniosa, mas de muito sucesso!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é mesmo uma pessoa? * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.