Dicas para garantir uma boa visibilidade nas estradas

Dicas para garantir uma boa visibilidade nas estradas

Dicas para garantir uma boa visibilidade nas estradas

Dicas para garantir uma boa visibilidade nas estradas

Nada mais comum nas viagens de final de ano do que ser surpreendido por pancadas de chuvas de verão na estrada. Além dos riscos de aquaplanagem, elas também atrapalham – e muito – a visibilidade do motorista. Fora as chuvas, as neblinas também podem surgir e dificultar ainda mais a vida de quem está guiando.

Uma boa visibilidade da estrada é imprescindível para garantir a segurança do motorista e dos passageiros. Então, confira algumas dicas para não se complicar nas estradas e manter sua viagem tranquila.

Lave bem os vidros do carro. Antes mesmo de pegar a estrada, faça uma lavagem completa dos vidros. A sujeira misturada à água da chuva pode causar dificuldades para enxergar. Durante a noite, a mesma mistura de água e resíduos pode potencializar a intensidades das luzes dos carros à frente e causar o efeito prisma, que atrapalha a visão do motorista.

Verifique as palhetas dos limpadores. As palhetas e o funcionamento dos limpadores devem ser verificados antes de qualquer viagem. Dê uma boa olhada nas borrachas das palhetas e busque por ressecamento ou rachaduras. Se elas não estiverem em bom estado, troque-as antes de viajar. Teste o funcionamento dos limpadores no vidro molhado e verifique se eles estão com uma boa performance, no timing correto e sem deixar riscos quando arrastam a água. Se isso acontecer, vale a pena visitar um mecânico de confiança para ajustá-los. Não se esqueça também de verificar o nível da água do reservatório do esguicho dos limpadores e completar, se necessário.

Utilize os faróis. Mesmo durante o dia, utilize o farol baixo para ser identificado por outros veículos na estrada, principalmente em chuva ou neblina. Não utilize o farol alto, principalmente em chuvas. A intensidade da luz do farol será potencializada pela pista molhada e pelos pingos de água nos vidros dos outros motoristas, os prejudicando.

Use o ar-condicionado e os desembaçadores. Eles são os melhores aliados contra o embaçamento dos vidros em caso de chuva ou neblina. Se o seu veículo não conta com esses acessórios, use a ventilação e tente manter os vidros abertos para esfriar a temperatura interna e evitar que os vidros embacem pelo calor excessivo no interior do veículo.

Óculos escuros no porta-luvas. Mesmo em dias de tempo aberto e sem chuvas, o sol pode ser um perigo para a visibilidade do motorista. Às vezes, mesmo acionando o quebra-sol, a luz solar pode recair sobre os olhos, e os óculos podem evitar a perda da visibilidade. Um bom modelo é o Ray Ban Wayfarer, que é grande e leve ao mesmo tempo, e possui lentes escuras e eficientes contra a incidência da luz do sol.

Não se esqueça da flanelinha. Se algum imprevisto acontecer e os vidros insistirem em embaçar, esse simples e barato pedaço de pano vai fazer toda a diferença para limpá-los e devolver a visibilidade na estrada.

Mesmo com todos esses cuidados e recomendações, em casos de falta de visibilidade parcial ou total, o ideal é diminuir a velocidade e fazer uma parada assim que possível. É melhor aguardar um pouco e fazer uma pausa do que insistir em dirigir sem conseguir enxergar completamente a estrada. Não se arrisque!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é mesmo uma pessoa? * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.