Não deixe o sono atrapalhar sua viagem

Não deixe o sono atrapalhar sua viagem

Não deixe o sono atrapalhar sua viagem

Não deixe o sono atrapalhar sua viagem

Viajar nas férias de final de ano pode exigir muito do motorista. Nessa época nas estradas, as horas de trânsito são inevitáveis, principalmente nos dias próximos ao Réveillon. Mesmo que esse não seja o caso, as longas horas de viagem, sejam elas noturnas ou diurnas, também exigem muito do corpo e da mente de quem está dirigindo por um período prolongado.
De acordo com um levantamento realizado pelo Departamento de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), 42% dos acidentes de trânsito no Brasil são de responsabilidade dos motoristas que dirigem com sono.
Quem já está habituado a enfrentar as estradas por longas horas sabe que cedo ou tarde vai precisar de um cafezinho ou mesmo um energético, mas na maioria dos casos essa é uma medida meramente paliativa e que o sono virá em breve – e com ainda mais intensidade.
Veja algumas dicas mais eficientes para se livrar do cansaço e do sono antes de viajar por longas horas.

Para não dormir ao volante do carro

Evite ao máximo dirigir seu carro depois do almoço ou depois da meia noite. O relógio biológico não vai deixar de desacelerar durante esses períodos só porque você precisa viajar, e esses são os momentos em que o corpo está programado para descansar.
Durma pelo menos oito horas antes da viagem. Garanta uma noite de sono profundo, tranquila e relaxante, com um colchão apropriado e com a cabeça apoiada em um bom travesseiro. Uma noite mal dormida traz efeitos colaterais que se estendem pelo restante do dia, como cansaço, sonolência, dificuldade de concentração, perda dos reflexos e até dores de cabeça e no corpo.
Se o trânsito parar, aproveite a pausa para fazer alongamentos, mesmo que dentro do carro. Estique braços e pernas, alongue o pescoço e trabalhe as articulações. Isso ajuda a oxigenar o cérebro.
Faça refeições leves. Comidas mais pesadas e com alta concentração de calorias, açúcares e gorduras desaceleram o metabolismo e causam sonolência, já que o corpo necessita direcionar o fluxo sanguíneo para os órgãos do aparelho digestivo.
Se a viagem se estender além do programado, jamais dirija se sentir cansaço e sonolência. Procure uma parada segura e durma. Em hipótese alguma coloque sua vida e a de outras pessoas em risco dirigindo com sono.


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