Cuidados especiais com o carro durante o verão

Cuidados especiais com o carro durante o verão

Cuidados especiais com o carro durante o verão

Cuidados especiais com o carro durante o verão

 

As altas temperaturas do verão, a maresia da praia e os raios solares, assim como interferem no nosso bem-estar, também podem atingir o carro, que sofrerá a médio e longo prazo, se não tiver os cuidados necessários. Para evitar tais problemas e curtir as férias sem preocupações, os fabricantes de automóveis indicam uma série de medidas. Confira as principais.

Se for viajar

Antes de enfrentar a estrada, faça a revisão completa do carro em um mecânico de confiança. Peça para ele verificar o óleo, a temperatura do motor e o balanceamento das rodas, e mantenha a calibragem dos pneus em dia conforme o volume de carga e a indicação do manual do proprietário (a informação também pode ser vista em um adesivo normalmente na parte interna da porta e ainda disponível no site da Caçula de Pneus para os principais modelos do Brasil). Lembre-se de conferir ainda o vencimento dos fluidos e as condições básicas do automóvel, conforme orientação de um mecânico de confiança, pois é sempre mais difícil resolver problemas longe de casa, ainda mais se ocorrer um imprevisto no meio de uma rodovia – e isso pode até prejudicar todo o passeio. Caso você vá passar vários dias na praia, lave o veículo assim que voltar, pois a maresia do local pode causar danos nas estruturas de metal.

Para proteger a pintura

Para evitar que os raios solares manchem o carro, aplique uma película protetora na pintura. Esse utensílio também ajuda a cuidar do veículo contra fezes de pássaros e também de possíveis marcas causadas por galhos, flores e plantas, já que nesse período a maior parte das pessoas estaciona debaixo das árvores.

Bancos de couro

A exposição solar e às altas temperaturas podem fazer o couro do banco ressecar, deixando-o sem brilho e com menos maciez do que se fosse novo. Em virtude disso, é importante fazer a impermeabilização (também conhecida como hidratação). Um protetor solar, mesmo que de papelão, colocado no para-brisa, pode diminuir os danos causados pelo sol..

Higiene do ar condicionado

Se você mal utilizou o ar condicionado durante o ano, faça uma limpeza antes de ligá-lo. Mesmo quando você não o usou, esse equipamento acumulou poeira e serviu de proliferação de germes. Por isso, higienizá-lo é fundamental para evitar alergias, mal estar e problemas de saúde.

Superaquecimento na transmissão automática

No verão, os riscos de ter superaquecimento na transmissão automática aumentam. Para evitar isso, se atente a alguns detalhes que podem denunciar como está a situação dessa parte do carro. Observe o nível do fluído da transmissão (como é feito com o óleo), e confira também se ele está avermelhado ou translúcido – caso esteja escuro, o seu sistema pode estar com problemas. A quantidade também não deve ser muito alta, nem baixa. Peça ajuda a um mecânico para ver isso e, se possível, instale um trocador de calor adicional, que ajuda a não deixar a transmissão superaquecida.


Deixe uma resposta