Comprar carro a vista ou financiado?

Comprar carro a vista ou financiado?

Comprar carro a vista ou financiado?

Comprar carro a vista ou financiado?

Mesmo com a crise que se observa no mercado automotivo, com juros mais altos, aumento no IPI, aumento nos preços de combustíveis, o sonho do carro novo continua presente na mente das pessoas. E mesmo que o cenário atual seja desfavorável, ainda é relativamente fácil conseguir aprovação de crédito junto aos bancos e financeiras.

Eis que nesse momento surge a dúvida: Comprar carro a vista ou financiado?

Ambas as modalidades de compra oferecem vantagens e desvantagens. Conheça melhor cada uma delas:

Compra à vista

Para qualquer coisa que se compre a vista, geralmente se consegue um preço melhor, e com carro não é diferente! Portanto se você tiver o dinheiro disponível, brigue por um bom desconto.

Outra vantagem da compra a vista é que seu orçamento não fica comprometido! Hoje os financiamentos chegam a 60 meses, e as dívidas de longo prazo sempre trazem algum risco. Além disso, você não gasta com as taxas cobradas pelos bancos, nem com juros!

Uma desvantagem ao direcionar todo o seu dinheiro para a compra, é que você pode ficar sem nenhuma reserva e pode se complicar numa situação de emergência (perda de emprego, saúde, etc). Além disso, o comprador precisa fazer uma reserva para seguro, transferência e documentação do veículo.

Financiamento

Mesmo que você não tenha todo o dinheiro disponível, a boa notícia é que você ainda pode comprar seu veículo. Atualmente é possível encontrar instituições financeiras, com crédito para financiamento de até 80% do valor do veículo.

Tendo parte do valor para dar de entrada, você consegue taxas de juros menores. Caso você não tenha pessa, pode pensar também num Consórcio, que é outra forma de fugir dos juros.

Uma desvantagem, é que ao final do contrato você terá pago pelo seu carro um valor bem maior, principalmente pela incidência de juros. E como o carro é um bem que desvaloriza, você terá uma perda de valor significativa na hora da venda.

Além disso, você corre o risco de ter seu carro tomado pelo banco se por algum motivo deixar de pagar as parcelas.

Por isso a dica é: Se você tiver o dinheiro, prefira a compra vista!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é mesmo uma pessoa? * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.