O que é importante observar na manutenção do carro

Todo automóvel precisa passar por manutenções periódicas. Mas você sabe quais são elas? Se respondeu que não, você não está sozinho. Por isso preparamos este artigo, para ajuda-lo a descobrir pontos importantes que devem ser considerados ao realizar a manutenção de um veículo!

Estar com a manutenção do carro em dia evita muita dor de cabeça, principalmente acidentes. Por isso, é tão importante ficar atento a situação de itens como bateria automotiva e pneus.

Conheça a seguir os principais itens que devem ser verificados durante a revisão do carro:

1. Óleo e filtro

Assim como a bateria de carro, o óleo e filtros também devem estar em boas condições de uso. Para isso, é preciso verificar o nível do óleo, não se esquecendo de checar também ao seu prazo de validade. Os lubrificantes do motor e filtros devem ser substituídos seguindo a recomendação do fabricante, o que geralmente ocorre a cada 10 mil quilômetros. Esses cuidados evitam problemas no motor e também o consumo excessivo do combustível.

2. Freios

Os freios também devem passar por revisão regularmente. O período indicado para a revisão dos freios é a cada 10 mil quilômetros. Neste momento também é recomendado verificar o fluido do freio. Se houver necessidade de substituição, é recomendado procurar por uma empresa especializada, que conte com profissionais treinados e equipamentos adequados para realizar o serviço.

3. Bateria

Uma bateria de qualidade, como a Bateria Moura por exemplo, dura em média 3 anos. Durante a revisão, sobretudo antes de viagens, é preciso avaliar sua vida útil e capacidade de carga, para evitar ficar sem bateria na estrada.

4. Pneus

Os pneus precisam ser calibrados semanalmente. Pneus com desgaste acentuado ou irregular, também devem ser substituídos, pois são fundamentais para a segurança dos ocupantes do veículo.

5. Outros itens que devem ser avaliados durante a revisão do carro

Além dos itens já citados, é preciso avaliar as condições de outros itens do carro:

  • Lâmpadas;
  • Palhetas;
  • Suspensão.

Além desses pontos, é necessário checar se os itens de emergência e segurança estão em dia, como:

  • Chave de roda;
  • Estepe;
  • Extintor;
  • Macaco;
  • Triângulo.

Agora você já sabe os principais itens que precisam ser verificados ao realizar uma revisão no seu veículo. Se você gostou deste artigo, continue acompanhando nosso blog!