Dicas para uma pilotagem segura

Na autoescola os instrutores sempre reforçam que a segurança deve vir em primeiro lugar. Mas, com a pressa do dia a dia e autoconfiança, alguns condutores deixam esse fator importantíssimo de lado.

A direção defensiva, como é chamada essa postura de segurança ao volante ou sobre duas rodas, é uma maneira que permite ao motorista prever os possíveis perigos que determinado percurso possa trazer e se antecipar a eles, de forma que saia o mais ileso possível.

O primeiro passo para dirigir com segurança é utilizar os equipamentos de proteção veicular que são oferecidos, como capacete, óculos de proteção e cinto de segurança. O mesmo vale para a manutenção deles e o cumprimento às normas do Inmetro.

A manutenção da moto ou do carro entra nesta etapa também. É sempre importante circular com os níveis de água e óleo adequados e fazer a revisão conforme o fabricante indica.

Em trânsito, uma medida de proteção veicular para motos é a ultrapassagem pela esquerda, lado pelo qual outros condutores poderão enxergá-lo e a circulação pelo centro da faixa. Importante: nunca conduza entre as faixas por conta dos riscos oferecidos pelos veículos maiores.

Manter uma distância segura entre um carro e outro ou de 1 metro entre a moto e um veículo maior também deve ser considerado

Outro ponto indispensável é a contratação de uma proteção veicular para motos ou carros ou, então, de um seguro. Esse tipo de serviço assegura os condutores contra quaisquer imprevistos.

Além de promover uma direção defensiva no trânsito, um motorista consciente deve prezar pela proteção veicular, de forma que ele e os próximos se mantenham seguros nas ruas e estradas.

Gostou das dicas? Deixe nos comentários outras sugestões para pilotar em segurança.