O que é uma associação veicular?

Você já ouviu falar sobre a proteção veicular? Essa modalidade de serviço surgiu como uma alternativa para os motoristas que queriam garantir a segurança dos seus carros, motos e caminhões, mas não queriam gastar valores exorbitantes em um seguro.

O atendimento prestado em uma proteção veicular é bem parecido com o das seguradoras e até hoje é indicado para quem não quer sair por aí e estar refém dos imprevistos.

Quem administra a proteção veicular?

A proteção veicular é gerenciada por uma cooperativa. Essa empresa reúne motoristas de acordo com sua modalidade, por exemplo, motorista de carros, motoristas de motos etc., com características semelhantes e os transforma em uma associação veicular.

Por meio dessa associação veicular, a cooperativa estipula uma mensalidade a esse grupo de condutores – o valor é sempre o mesmo para todos eles. Quando acontece um acidente, o motorista lesado aciona a cooperativa e a companhia irá dividir os gastos com o sinistro entre todos os associados.

Quais serviços entram em uma associação veicular?

A cobertura é a mesma de um seguro, ou seja, a proteção veicular atende o motorista caso aconteça uma colisão ou o carro sofra alguma avaria por conta de catástrofes naturais, assim como se o veículo for roubado.

Além disso, a associação veicular ainda oferece serviços de reboque, chaveiro, suporte em casos de falta de combustível, veículo reserva, motorista substituto e troca de pneus.

No caso de proteção veicular para caminhões, as cooperativas oferecem alguns serviços extra a fim de resguardar a categoria, como o seguro de vida e auxílio-funeral.

Todo mundo pode fazer parte de uma associação veicular?

Motoristas de todas as faixas etárias podem contratar uma proteção veicular. Essa é, inclusive, uma das maiores vantagens em relação ao seguro.

Ao cotar um seguro, o valor que o motorista irá pagar à seguradora será referente ao seu tempo de carta, idade, sexo e regiões que frequenta. A associação veicular não leva em conta esses fatores para chegar ao valor final, por isso sua mensalidade sai tão mais barato do que o seguro.

Essa é uma introdução à proteção veicular, se quiser saber mais, vale sempre a pena entrar em contato com as empresas que oferecem este tipo de serviço. Até o próximo post!