Renault Kwid 2023

O Renault Kwid é um dos veículos mais acessíveis do pais. Por esta razão, também é um modelo que faz bastante sucesso no mercado. Em 2022, foram pouco mais de 57 mil unidades comercializadas.

Por estas e outras razões, ele têm chamado a atenção de muitos brasileiros que trabalham como motorista em aplicativos como Uber ou 99Pop. É importante ressaltar que o Kwid é um modelo que está a pouco tempo no mercado, por isso muita gente ainda não conhece e fica em dúvida.

Afinal, vale a pena ter um Renault Kwid para trabalhar na Uber?

Primeiramente eu adianto que esta é uma pergunta que não tem uma resposta definitiva. O que algumas pessoas podem considerar bom, para outras pode não ser. É preciso colocar na balança e decidir o que é mais importante para você.

Vamos conhecer os pontos positivos do Renault Kwid e também os pontos negativos:

Renault Kwid 2023
Renault Kwid 2023

Pontos positivos do Renault Kwid

  • Preço: Como mencionei no início do artigo, o preço do Kwid é um dos mais baixos do mercado. Ele briga na faixa de preço dos R$ 70 mil reais (a mesma do Fiat Mobi), mas leva vantagem por ter um projeto mais moderno, com motor 3 cilindros e direção elétrica. Se você não quiser comprar, você pode alugar o carro por meio do programa Renault On Demand.
  • Consumo: O Renault Kwid faz médias de 14 km/l na cidade quando abastecido com gasolina.
  • Revisões e Seguro: Além disso, por se tratar de um modelo popular, seu custo de manutenção é baixo se comparado a outros carros. O valor do seguro do Renault Kwid também costuma ser acessível. Considerando estes pontos, o Kwid pode ser uma boa opção para quem dispõe de pouca grana para comprar um carro para trabalhar como motorista e app. O Renault Kwid Zen é o que apresenta o melhor custo/benefício e já existem unidades do Renault Kwid seminovo a venda em sites como OLX e Webmotors.

Pontos negativos

Mas nem tudo são flores. O Kwid tem algumas características que podem afastar um possível interessado.

  • Espaço Interno: O primeiro ponto negativo do Renault Kwid é o espaço interno. Se o motorista de app atua em uma região próxima a aeroporto por exemplo, ele pode ter problemas para acomodar as bagagens do passageiro. Nesta faixa de preço existem outras opções, até mesmo dentro da própria marca. Um Renault Logan seminovo pode ser adquirido na mesma faixa de preço e oferece bem mais espaço interno.
  • Qualidade de construção: Muitos proprietários reclamam de excesso de ruídos internos e até mesmo problemas mecânicos com o Kwid. Ele já foi alvo de recall duas vezes devido a problemas nos freios. Alguns motoristas que já utilizam o Kwid para o trabalho reclamam da fragilidade de algumas peças, como por exemplo os puxadores para abertura das portas, que quebram com facilidade.
  • Câmbio automático: Não existe uma versão do Renault Kwid automático, que é um item de conforto muito apreciado pelos motoristas que precisam dirigir horas e horas seguidas, o que também pode pesar negativamente na decisão.

Renault Kwid Elétrico

A montadora lançou recentemennte o Renault Kwid com motor elétrico. No meu ver a relação custo x benefício para esta versão não fecha. O problema é que o modelo é extremamente caro, custando no lançamento R$ 142 mil, e oferece pouca autonomia para quem precisa rodar muito.  Com uma carga ele é capaz de rodar entre 265 e 298km.

Veja o vídeo abaixo onde um motorista fala sobre sua experiência com o carro ao longo de 200 mil km:

 

Por fim, se você pretende iniciar agora como motorista de aplicativo da Uber ou 99, uma alternativa interessante seria alugar um Kwid e trabalhar com ele por alguns dias. Assim você pode conhecer melhor o carro e decidir se ele atende ou não sua necessidade. Empresas de aluguel de carro, como Movida, Localiza e Unidas, geralmente ofertam o Kwid em sua frota.

Se você optar pela compra, não é difícil encontrar o Renault Kwid com desconto.

Veja os preços e as condições de financiamento de um Renault Kwid para trabalhar no Uber.